Quem somos e onde atuamos


O projeto PIBID - LETRAS da UEM atua desde 2009 em várias escolas do município de Maringá - PR e oferece aulas de reforço em redação e em literatura brasileira objetivando ampliar a capacidade de leitura dos alunos e propiciar mais contato e familiaridade com as obras e conteúdos solicitados pelo PAS (Programa de Avaliação Seriada), realizada pela UEM. O projeto propõe ações nas áreas de Língua portuguesa e Literatura, dividas entre as séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) e as séries do Ensino Médio.

As ações comuns a todas as séries contemplam:

 a) Diagnóstico do contexto educacional das escolas participantes;

b) Seleção de textos de gêneros discursivos de esferas diversas e multimodais;

c) Participação em cursos de extensão e/ou minicursos ofertados pelos professores formadores do Curso de Letras (UEM) e/ou de outras áreas afins;

d) Auxílio aos professores das escolas na organização e/ou participação em eventos escolares decorrentes de projetos regionais e municipais enviados pela Secretaria Estadual de Educação;

e) Participação mensal em grupo de estudo, cujo objetivo é refletir acerca das ações do subprojeto;

f) Produção, por parte dos bolsistas de iniciação docente, de resumos, resenhas, fichas de citação e artigos científicos, que descrevem a teoria e a prática da docência relativas aos objetivos do subprojeto;

g) Participação em eventos científicos, objetivando a divulgação e a reflexão dos resultados das ações relativas ao subprojeto;

h) Participação mensal em sessões reflexivas;

I) Produção de diários reflexivos;

J) Acompanhamento do professor na rotina de sala de aula, nos anos finais do ensino fundamental;

l) Elaboração de  projetos didáticos sobre leitura, letramento literário, escrita e análise linguística para os anos finais do Ensino Fundamental;

M) Produção de material didático que possam servir como apoio para as oficinas a serem realizadas;

N) Organização de exposições culturais em parceria com os professores supervisores; 

O) Elaboração e desenvolvimento de oficinas e/ou cursos de extensão para professores da Rede pública de ensino;

P) Manutenção do blog http://pibidletrasuem.blogspot.com.br/ - PIBID Letras. 


Integrantes do PIBID de Língua Portuguesa.


As ações específicas de Língua Portuguesa contemplam os tópicos a seguir:

A) Pesquisa sobre os interesses dos alunos do Ensino Fundamental e médio;

B) Participação em oficinas teórico-metodológicas;

C) Aulas em contraturno para os anos finais do Ensino Fundamental;

D) Aulas de Língua Portuguesa em cursos preparatórios para o PAS - Programa de Avaliação Seriada- da Universidade Estadual de Maringá, às séries do Ensino Médio;

E) Planejamento e desenvolvimento de spots informativos para o Ensino Médio.



Integrantes do PIBID de Literatura.

As ações específicas de Literatura contemplam ações que visam a leitura, o letramento literário, a análise linguística e a escrita, com seguintes tópicos:

A) Avaliação das condições de abordagem do texto literário na escola;

B) Leitura de textos teóricos relativos ao letramento literário e à educação literária;

C) Investigação das preferências e dificuldades dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental em relação ao texto literário;

D) Composição de um plano de intervenção de educação literária, em que os Pibidianos produzirão o materiais didáticos juntamente com os supervisores e coordenadores do subprojeto;

E) O ficinas de Letramento Literário para alunos do Ensino Fundamental-2.

_______________________________________________________________________


NOSSA HISTÓRIA

O projeto PIBID - LETRAS da UEM atua desde 2009 em duas escolas públicas do município de Maringá - PR e oferece aulas de reforço em redação e em literatura brasileira objetivando ampliar a capacidade de leitura dos alunos e propiciar mais contato e familiaridade com as obras e conteúdos solicitados pelo PAS (Programa de Avaliação Seriada), realizada pela UEM.


Desde o início, nós do projeto PIBID, temos trabalhado incansavelmente para desenvolver um trabalho de qualidade nos colégios, o Colégio Estadual João XXII e o Colégio Dr. Gastão Vidigal, sob a supervisão das professoras Isabel Matioli e Ilma Costa, que sempre estiveram conosco dando total apoio e incentivo a todas atividades propostas. 
Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal
 Colégio Estadual João XXIII



Nesses quatro anos de projeto muita coisa aconteceu. Veja agora os principais eventos do projeto PIBID – LETRAS da UEM.  
2008 - 2009
Surge a proposta para o projeto PIBID - Letras da UEM pela prof. Drª Mirian Hisae Yaegashi Zappone
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Março de 2009
Seleção dos primeiros vinte bolsistas do PIBID - Letras da UEM
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Julho de 2009
Os bolsistas vão para as escolas. Após muito estudo e discussão sobre o papel do professor, a função da escola, sobre letramento e literatura nós finalmente começamos a trabalhar nos colégios João XXIII e Presidente Kennedy
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Janeiro de 2010
Os bolsistas e a coordenadora trabalham intensamente para montar o material didático para as aulas.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Março de 2010
Os bolsistas começam uma nova etapa de aulas nos colégios. No colégio Estadual João XXIII o PIBID - Letras é um sucesso e consegue atender mais de 200 alunos com aulas semanais.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Julho de 2010
A redação foi incorporada ao projeto PIBID -Letras da UEM. Sob a orientação da professora coordenadora, Dr.ª Mirian Zappone e da prof. Ana Maria da Silva é desenvolvido uma apostila sobre os gêneros textuais solicitados pelo PAS - UEM. Os bolsista agora transferem as suas atividades para o Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP) da UEM e continuam o seu trabalho no colégio Estadual João XXIII
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Outubro de 2010
Os bolsistas sob orientação da prof. Drª Mirian Hisae Yaegashi Zappone começam a desenvolver artigos e trabalhos para eventos pensando no papel do professor, da escola e problematizando a educação e a educação literária. Vários membros do projeto, através do financiamento da CAPES, vão à eventos da área de Letras e eventos PIBID para divulgar resultados de seus trabalhos nos colégios e apresentar nova propostas de trabalho com os alunos do Ensino Médio.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Março de 2011
Os bolsistas desenvolvem mais materiais didáticos para poder trabalhar a literatura e a redação de maneira diferenciada. Os bolsistas frequentam cursos e palestras promovidos pelo PIBID - Letras da UEM em literatura e redação.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Julho de 2011
No colégio Estadual João XXIII há um novo record de alunos. O primeiro ano do Ensino Médio supera a marca de 100 alunos participantes do projeto.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Janeiro de 2012
O PIBID - UEM se prepara para sediar o 1º Encontro PIBID UEM. Todos os bolsistas são mobilizados para trabalhar no evento.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Fevereiro de 2012
1º Encontro PIBID UEM: Licenciaturas: desafios e perspectivas. O evento reúne bolsistas do PIBID de todo o país para discussão e troca ideias nas áreas de Letras, Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências Biológicas. O evento foi, definitivamente, muito enriquecedor para os bolsistas do projeto que puderam compartilhar ideias e aprender um pouco com os outros projetos desenvolvidos em outras localidades.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Julho de 2012
Após o 1º Encontro PIBID UEM: Licenciaturas: desafios e perspectivas, os bolsistas continuaram com os debates e discussões em outros eventos PIBID e eventos de Letras.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Agosto de 2012
Acontece o 1º Sarau literário no Colégio João XXIII. Os bolsistas, os alunos do colégio, a professora supervisora Isabel Buzo Mattiolli  e a coordenadora prof. Dr.ª Mirian Zappone com apoio de Gomes: consultoria contábil. O evento promovido pelo PIBID reúne diversas atividades culturais, teatro, recital de poesia e apresentação dos alunos. Todos se empenharam muito para a realização desse evento. O projeto sai do Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP) da UEM e passa a atender os alunos do Colégio Estadual Gastão Vidigal, sob a supervisão da prof. Ilma Costa.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Janeiro de 2013
Os bolsistas preparam um novo material didático contendo os resumos e análises de todas as obras literárias solicitadas pelo PAS - UEM. Um trabalho coletivo que demandou muita pesquisa, muita leitura e muito esforço por parte de todos os bolsistas.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Março de 2013
O 1º Fórum de Letras, uma iniciativa dos bolsistas do projeto PIBID - Letras da UEM mobiliza todos os alunos do curso de graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá para discutir com professores do curso a grade curricular.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Abril de 2013
Confecção do Painel PIBID nos colégios. Uma atividade que evolveu todos os bolsistas na confecção do painel. Um mural com notícias e informações sobre o projeto e as atividades produzidas pelos alunos.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
E a história continua...

O nosso obrigado a todos os participantes do projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário